Noticias

A BALADI - Federação Nacional dos Baldios e a Organização Galega de Comunidades de Montes Veciñais em Man Común - ORGACCMM, em parceria com as associações locais do Parque Nacional da Peneda Gerês, promovem no próximo dia 15 de Dezembro as primeiras Jornadas Transfronteiriças, sob o tema "Baldios Gerês/ Montes Vecinais Xurês".

A BALADI promoveu, ontem, na sede da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, na cidade de Braga, uma reunião com a presença das várias Associações suas filiadas,  ligadas aos territórios, baldios da área do Parque Nacional da Peneda do Gerês - PNPG. Estiveram em discussão os vários problemas relacionadas com a aplicação da actual Lei dos Baldios e das restrições impostas às comunidades locais subjacentes à aplicação do conjunto de legislação vigente em toda a área do PNPG, por um lado, e por outro, a proliferação de entidades alheias às comunidades locais, no intuito do aproveitamento dos principais recursos endógenos, sem qualquer retorno financeiro para as comunidades autóctones. Assim sendo, os presentes decidiram promover o Primeiro Encontro Transfronteiriço de toda a área do PNPG e do Xurés em parceria com a Organização Galega das Comunidades dos Montes Vecinais em Mao Común, para o próximo dia 15 de Dezembro na Vila do Gerês, para fazerem uma abordagem integrada sobre o conjunto de recursos endógenos existentes, os principais condicionalismos das actividades das comunidades locais e o pagamento dos serviços eco sistémicos.

A Direcção da BALADI

Sobre o tema Áreas Comunitárias Suporte de Desenvolvimento Económico e Social dos Territórios de Montanha, a Baladi – Federação Nacional dos Baldios, promoveu no passado 7 de outubro de 2018 o III Congresso Europeu das Áreas Comunitárias. Este Congresso teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento da diversidade das várias tipologias e usos das áreas comunitárias na Europa, bem como, realçar a importância que estes territórios têm no quadro do desenvolvimento rural. Foram debatidos temas como “Gestão Participativa e Governança Territorial Local”, “Economia Social”, “Valorização Ambiental e Energética”, “Enquadramento Jurídico”. 
Foi um congresso muito participado, onde ficou clara a importância que este tipo de propriedade coletiva tem em muitos países da europa e onde foi realçada a diferença entre as áreas comunitárias e as vulgarmente designadas de comunais, e nesse sentido, foi unânime a necessidade de sensibilizar o parlamento europeu para o reconhecimento deste tipo particular e ancestral de propriedade, para o desenvolvimento dos territórios rurais de montanha cada vez mais esquecidos.

Inserida na preparação do III Congresso Europeu das áreas comunitárias, a BALADI promoveu ontem no Concelho de Montalegre uma reunião comos seus associados, para discutir tal evento. Foram abordados aspectos relacionados com a nova Lei dos Baldios e a importância dos serviços eco sistémicos para as comunidades locais, as diversas temáticas da discussão do III Encontro Europeu e a apresentação do novo livro sobre baldios da autoria do Dr. João Gralheiro, um dos juristas da BALADI.

A BALADI em parceria com a ORGACCMM vai organizar no próximo dia 7 de Outubro, no Centro da Energia para a Biomassa no concelho de Miranda do Corvo, o III Congresso Europeu das Áreas Comunitárias

Foi noticia, na edição nº 2333 do Jornal Avante o lançamento do livro sobre a nova lei dos Baldios do Doutor JoãoCarlos Gralheiro.

 

 

Decorre no próximo dia 26 de Julho, pelas 17H00 na Biblioteca Municipal de Vila Real o lançamento do livro do Doutor João Carlos Gralheiro.

 

Selecione no mapa a Associada que pretende

 

 

 

untitled

mapa de baldios

 

 

 

 

Previous ◁ | ▷ Next

  Siga a BALADI no