Noticias

A BALADI promoveu, ontem, na sede da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, na cidade de Braga, uma reunião com a presença das várias Associações suas filiadas,  ligadas aos territórios, baldios da área do Parque Nacional da Peneda do Gerês - PNPG. Estiveram em discussão os vários problemas relacionadas com a aplicação da actual Lei dos Baldios e das restrições impostas às comunidades locais subjacentes à aplicação do conjunto de legislação vigente em toda a área do PNPG, por um lado, e por outro, a proliferação de entidades alheias às comunidades locais, no intuito do aproveitamento dos principais recursos endógenos, sem qualquer retorno financeiro para as comunidades autóctones. Assim sendo, os presentes decidiram promover o Primeiro Encontro Transfronteiriço de toda a área do PNPG e do Xurés em parceria com a Organização Galega das Comunidades dos Montes Vecinais em Mao Común, para o próximo dia 15 de Dezembro na Vila do Gerês, para fazerem uma abordagem integrada sobre o conjunto de recursos endógenos existentes, os principais condicionalismos das actividades das comunidades locais e o pagamento dos serviços eco sistémicos.

A Direcção da BALADI

Sobre o tema Áreas Comunitárias Suporte de Desenvolvimento Económico e Social dos Territórios de Montanha, a Baladi – Federação Nacional dos Baldios, promoveu no passado 7 de outubro de 2018 o III Congresso Europeu das Áreas Comunitárias. Este Congresso teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento da diversidade das várias tipologias e usos das áreas comunitárias na Europa, bem como, realçar a importância que estes territórios têm no quadro do desenvolvimento rural. Foram debatidos temas como “Gestão Participativa e Governança Territorial Local”, “Economia Social”, “Valorização Ambiental e Energética”, “Enquadramento Jurídico”. 
Foi um congresso muito participado, onde ficou clara a importância que este tipo de propriedade coletiva tem em muitos países da europa e onde foi realçada a diferença entre as áreas comunitárias e as vulgarmente designadas de comunais, e nesse sentido, foi unânime a necessidade de sensibilizar o parlamento europeu para o reconhecimento deste tipo particular e ancestral de propriedade, para o desenvolvimento dos territórios rurais de montanha cada vez mais esquecidos.

Inserida na preparação do III Congresso Europeu das áreas comunitárias, a BALADI promoveu ontem no Concelho de Montalegre uma reunião comos seus associados, para discutir tal evento. Foram abordados aspectos relacionados com a nova Lei dos Baldios e a importância dos serviços eco sistémicos para as comunidades locais, as diversas temáticas da discussão do III Encontro Europeu e a apresentação do novo livro sobre baldios da autoria do Dr. João Gralheiro, um dos juristas da BALADI.

A BALADI em parceria com a ORGACCMM vai organizar no próximo dia 7 de Outubro, no Centro da Energia para a Biomassa no concelho de Miranda do Corvo, o III Congresso Europeu das Áreas Comunitárias

Foi noticia, na edição nº 2333 do Jornal Avante o lançamento do livro sobre a nova lei dos Baldios do Doutor JoãoCarlos Gralheiro.

 

 

Decorre no próximo dia 26 de Julho, pelas 17H00 na Biblioteca Municipal de Vila Real o lançamento do livro do Doutor João Carlos Gralheiro.

Decorreu no dia de ontem na Casa Florestal de Cortes do Meio, Covilhã, mais uma iniciativa por parte BALADI, para esclarecer os baldios da região da Serra da Estrela sobre a Nova Lei dos Baldios e outras questões. Um agradecimento aos Baldios da Freguesia de Cortes do Meio pela colaboração na organização desta sessão de esclarecimento e também a todos os compartes presentes.

 

Selecione no mapa a Associada que pretende

 

 

 

untitled

mapa de baldios

 

 

 

 

Previous ◁ | ▷ Next

  Siga a BALADI no