Aos 29 de dezembro de 2025, pelas 14h00, realizou-se a Assembleia Geral da BALADI nas instalações do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, na cidade de Vila Real, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação, discussão e votação do Plano de Atividades e Orçamento para o ano de 2026;  

2. Atualização da lista de Associados da BALADI e respetiva quotização anual;  

3. Marcação de eleições para o triénio 2026-2029;  

4. Informações a prestar, do setor florestal, de interesse para os Associados;  

5. Outros assuntos.

Aberta a Assembleia pelo seu Presidente da Mesa, uma vez que não se verificava quórum, fez-se um compasso de espera de uma hora, conforme o previsto nos Estatutos da entidade. Depois do compasso de espera, com a Mesa devidamente constituída pelos seus membros, o seu Presidente deu início à Assembleia, procedendo à leitura da convocatória, colocando a ordem de trabalhos à votação que foi aprovada por unanimidade.

De imediato se passou ao primeiro ponto da ordem de trabalhos, onde se fez uma breve exposição do Plano de Atividades previsto para o ano de 2026, tendo salientado e explicado com mais pormenor aquelas que exigem à BALADI um acrescido esforço, tanto a nível associativo como técnico. O Presidente da Mesa da Assembleia deu a palavra aos restantes membros, para que pudessem complementar a intervenção. Um associado demonstrou as suas preocupações perante os riscos que os Baldios enfrentam diariamente, acrescentando a sua apreciação pela ambição demonstrada no plano de atividades, principalmente num momento em que os Baldios precisam de todo o apoio.

Dentro ainda do Plano de Atividades foi proposto pela Mesa mandatar a Direção para o encontro de uma data para a concretização das iniciativas propostas como a Comemoração dos 50 anos da 1.ª Lei dos Baldios, um evento Nacional e o 4.º Encontro de Agrupamentos de Baldios da BALADI.

Foi apresentado o Orçamento, tendo sido, assim como o Plano de Atividades, ambos aprovados por unanimidade.

Passando para o segundo ponto da ordem de trabalhos, o Presidente da Mesa passou a palavra para o Diretor Daniel Serralheiro que procedeu à leitura da lista dos nomes dos novos Associados trazidos à Assembleia para aceitação, assim como o valor da respetiva quota anual a pagarem à BALADI. No final foi posta à votação a inclusão destes associados, tendo sido aprovados por unanimidade.

Passando para o quinto e último ponto da ordem de trabalhos o Presidente da Mesa passou a palavra à Assembleia, no entanto, não houve nenhum pedido de intervenção, dando assim por terminada a reunião, pelas 17h10 da qual foi lavrada a ata, que, depois de lida foi posta à votação que foi aprovada por unanimidade.