A BALADI – Federação Nacional dos Baldios manifesta o seu mais profundo pesar pelas vítimas mortais já registadas nos incêndios de 2025, apresentando sentidas condolências às famílias enlutadas. Expressamos também a nossa solidariedade para com as comunidades rurais severamente atingidas, que veem o seu território, os seus meios de vida e o seu futuro profundamente ameaçados.

Reconhecemos e enaltecemos o trabalho incansável de todos os Agentes da Proteção Civil, Bombeiros, Sapadores Florestais, Forças de Segurança, Voluntários e dos muitos habitantes locais que, em condições muitas vezes extremas, têm estado na linha da frente no combate às chamas. O seu esforço e dedicação salvam vidas, protegem bens e mitigam os danos de uma tragédia que atinge em muito os territórios de baldios.

Milhares de hectares de áreas comunitárias foram devastados. Esta destruição representa não só a perda de milhares de hectares de floresta, de pastagens e de ecossistemas, mas também de anos de trabalho coletivo, de investimento comunitário e a memória viva das gentes. Aquilo que arde não é apenas floresta, é território, é um País e nesse sentido não pode ser considerado como responsabilidade deste ou daquele Ministério, é responsabilidade do Estado e Estado somos todos nós.

Neste momento de dor e de luta, a BALADI reafirma o seu compromisso em colaborar com o Governo e com todas as entidades competentes, para apoiar e garantir que as Comunidades Locais tenham voz e um papel ativo na definição das soluções. Apenas assim conseguiremos transformar esta tragédia numa oportunidade para construir um futuro mais sustentável, justo e equilibrado para os Baldios, Comunidades Rurais e para o País.

A Direção da BALADI

Documento