Na noite do passado dia 20 de Janeiro de 2024, decorreu, em Viseu, no Café com Letras, uma sessão de apresentação da 3ª edição do livro, “Dos Baldios, até à Lei 75/2017, de 17 de Agosto”, da autoria do advogado, João Carlos Gralheiro.
A sala onde decorreu aquela iniciativa encheu, com a presença, designadamente, de Compartes vindos de Comunidades Locais de vários distritos do centro/norte (interior) do país.
A sessão iniciou-se com as palavras de boas vindas do proprietário do espaço (Carlos Clara Gomes), a Srª Drª Ana Fonseca, em representação da editora, das Edições Esgotadas. Seguiu-se a do Presidente da Mesa da Assembleia da BALADI – Armando Carvalho, que fez uma sintética revisitação à obra em apresentação, enaltecendo segmentos da mesma que entendeu serem merecedores desse relevo, acentuado que a leitura daquele livro deveria ser assumida, pelos Compartes que integram as Comunidades Locais, como fator imprescindível a uma adequada e completa interiorização dos direitos e obrigações dos Baldios e de seus Compartes, para uma fundamentada afirmação e defesa dos mesmos.
De seguida tomou a palavra o Autor que abordou o tema do mercado das energias verdes nas áreas comunitárias: oportunidades e riscos. Analisou, ainda, vários aspetos relacionados com os contratos de cessão de exploração de áreas baldias para instalação de parques eólicos e fotovoltaicos, terminando com a questão do registo predial dos terrenos baldios.
A estas intervenções seguiu-se uma anima troca de experiências / de saberes, entre o público presente.