No âmbito do Projecto Piloto “Constituição e Dinamização de Agrupamentos de Baldios” foi dinamizado no passado dia 5 de Maio uma visita ao Agrupamento de Baldios do Vale do Tâmega, em parceria com a BALADI e o SBTMAD, que contou com a presença do ICNF representado pela Directora da região Norte – Arq.ª Sandra Sarmento e o Eng.º Rogério Rodrigues, mas também do Sr Vice Presidente da Câmara de Boticas.
A visita teve como objectivo mostrar o trabalho conjunto que está a ser desenvolvido no território florestal destas comunidades que passa pelo aproveitamento da regeneração natural, arborizações, controlo de invasoras, gestão de combustíveis, abertura e beneficiação de caminhos e aceiros entre muitos outros.
A visita iniciou-se no Baldio de Dornelas com o apoio da equipa de sapadores local e estendeu-se aos Baldios de Sobradelo, Rebordondo e Valdegas. No que diz respeito à gestão de combustíveis, este Agrupamento conta já com 390 hectares executados, valores que superam bastante a meta prevista no contrato – programa. Relativamente à execução do contrato programa este é um dos Agrupamentos com maior grau de execução em todos os indicadores.

O trabalho aqui realizado mereceu o elogio por parte da Diretora Arq.ª Sandra Sarmento que manifestou o seu apoio na continuidade do projecto e o desejo de que este possa ser alargado a outras comunidades.

A BALADI agradece a presença do ICNF e a disponibilidade de todos os presentes nomeadamente da Câmara Municipal de Boticas e Chaves.