No passado dia 22 de novembro, decorreu o Seminário Final do projeto Bem Comum na Escola Superior Agrária – IPVC. Este evento contou com a participação de instituições públicas, associações, cooperativas, empresas e comunidades locais.
O projeto evidenciou de forma clara que a maioria dos baldios com desempenho superior se encontravam inseridos e apoiados por um Agrupamento de Baldios.
No decorrer da sessão, a coordenadora do projeto Joana Nogueira, apresentou os resultados do Barómetro Bem Comum – instrumento utilizado para conhecer e avaliar os Baldios em termos de qualidade de governança, eficácia da gestão, e o desempenho social, económico e ambiental.
Neste sentido, o Projeto quis premiar 21 comunidades (de 230 inquiridos), que foram considerados exemplares em organização, autonomia, participação e multi-funcionalidade. Destacamos as premiações às Comunidades Locais dos Baldios do Agrupamento de Cabeceiras de Basto, Cabril-Alvão, Mondim de Basto e Serra do Gerês, nomeadamente: Bilhó, Cabeceiras de Basto (S. Nicolau), Cabril, Campanhó, Campo do Gerês, Ermelo, Ermida, Fafião, Pincães, Riodouro, Vilar de Ferreiros e Vilarinho.
O Baldio de Vilarinho, Mondim de Basto, foi ainda distinguido e premiado por possuir a maior pontuação na dimensão Desempenho Social entre todos os inquiridos.
Este evento finalizou formalmente o Bem Comum, que se iniciou a junho de 2023. Este projeto dedicou-se às comunidades locais, com a área de intervenção a noroeste de Portugal, incidindo nas freguesias com baldios das NUTIII do Alto Minho, Cávado, Ave e freguesia de Cabril, na NUTIII do Alto Tâmega. Contribuiu assim para uma boa governança dos baldios, identificando os modelos e práticas de gestão comunitária e dando a conhecer exemplos bem-sucedidos de cooperação entre comunidades e baldios.










