No passado fim de semana, de 10 e 11 de junho, a BALADI realizou o seu II Encontro Nacional de Agrupamentos de Baldios no auditório da Câmara Municipal de Manteigas, na Serra da Estrela.

Estiveram presentes representantes dos 10 Agrupamentos de Baldios, o Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Dr. Flávio Massano, responsáveis das Direções do Norte e Centro do ICNF, representantes da Câmara Municipal da Covilhã, da Junta de Freguesia de Manteigas e, contou ainda, com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, Eng. João Paulo Catarino.

O Presidente da Câmara Municipal de Manteigas, começou por dar as boas vindas aos presentes e felicitou a BALADI pela realização deste evento neste espaço imponente que é o Parque Natural da Serra da Estrela. Em seguida foi dada a palavra à equipa técnica dos 10 Agrupamentos de Baldios que fizeram um balanço exaustivo do trabalho realizado em toda a área dos Agrupamentos do Norte e Centro do país. Um trabalho altamente meritório que estas comunidades baldias não deixarão de, certamente, dar-lhe continuidade. No final tomou a palavra o Coordenador Técnico do Projeto, Pedro Gomes, que resumiu os principais indicadores deste importante projeto piloto, destacando as 55 unidades que integram os 10 Agrupamentos de Baldios com uma área aproximada de 57000 hectares de baldios com modalidades de gestão distintas. Em cogestão 29 e autogestão 25, respetivamente nas duas direções regionais do ICNF Norte e Centro. Enalteceu todo o trabalho já efetuado até ao momento com os principais indicadores técnicos já conseguidos. Por fim, referiu algumas das principais dificuldades que surgiram no decorrer da implementação do projeto propondo algumas alterações em futuros projetos.

No final, fizeram uso da palavra Armando Carvalho, Presidente da Direção da BALADI e Eng. João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas. O Presidente da BALADI começou por atentar na necessidade de um maior aprofundamento do trabalho já realizado não obstante o pouco tempo de duração do projeto, falou ainda da importância de aferir mais minuciosamente os modelos de gestão dos Agrupamentos e os seus resultados, à luz do bom trabalho já apresentado. Terminando a sua intervenção manifestou algumas preocupações no que concerne ao trabalho técnico do ICNF sobretudo na análise dos PGFs e as dificuldades encontradas neste protocolo entre representantes das comunidades locais e o ICNF.

Finalmente, tomou a palavra o Secretário de Estado, começando por agradecer o convite feito pela BALADI, congratulando os bons resultados e o êxito deste projeto. Falou ainda da importância dos Baldios e os principais desafios que o Governo e a sociedade têm no quadro das alterações climáticas. Relevou o papel atribuído ao ICNF enquanto cogestor e parceiro das comunidades locais. Falou da importância que a figura dos Agrupamentos pode desempenhar no atual contexto da pressão que os territórios estão a ter e a necessidade qualificar tecnicamente os órgãos gestores dos Baldios. Finalizou a sua intervenção reforçando a ideia da importância da continuidade dos Agrupamentos dos Baldios e a manutenção de toda a sua equipa técnica e ainda de estudar áreas potenciais para novos Agrupamentos de Baldios e de os capacitar técnica e financeiramente através do contrato-programa as OPFs de 1º grau.

No final do trabalho cumpriu-se a outra parte de visita aos Baldios que integram os Agrupamentos do Parque Natural da Serra da Estrela, para ver in loco o importante trabalho desenvolvido por estes Baldios. Foram dois dias de salutar o trabalho técnico e associativo que serve também como uma preparação para a VII Conferência Nacional dos Baldios a realizar a 23 de julho na Aula Magna da UTAD, em Vila Real.